14 setembro 2015

BMRTT PHOTOGRAPHY NO. 02

Não sei se isso vale pra vocês também. Quando eu tinha a fotografia como hobbie a coisa fluía de uma forma bem diferente da forma que fluía quando eu a tinha como trabalho. E nem é coisa de fluir melhor ou pior, só fluía de forma diferente mesmo. O problema é que quando comecei a trabalhar com isso, acabava esquecendo de algo essencial pra qualquer área: pratique, pratique muito. E quando falo em praticar, não me refiro a sair procurando jobs feito louca pra deixar o portfolio no grau - #vidaloka - e sim praticar como nos tempos de hobbie, sem aquela cobrança que rola nos jobs, pra ir aprendendo mais, aperfeiçoando o próprio trabalho.


Chama azamiga e tira um-dois-vários dias pra praticar bastante. No fim cê fica super feliz porque praticou, aprendeu coisas novas (não tem volta, isso sempre acontece e é maravilhoso), tem material novo e azamiga também saem felizes com um novo book pra mostrar pra família, transformar em quadro na casa dos pais, postar no instagram ou até colocar no perfil do faces (amo tanto ver isso). 


Agora pulando a reflexão - tô muito reflexiva essa semana que isso - esse breve photoshoot foi um desses rolês super descontraídos pra praticar mais um pouquinho. Talvez a Duda nem saiba a importância que teve nesse meu crescimento. Sempre me lembrava da hora de tirar a poeira do equipamento - já que vida de freela é isso, nem sempre chove jobs - e já me largava um: vamo fazer umas fotos? Sério mulher, obrigada!


E não adianta, enquanto eu não comprar um equipamento novo, vou continuar sentindo muita saudade de fotografar - seja hobbie ou trabalho - e vai rolar muita nostalgia enquanto compartilho com vocês e admiro meu próprio trabalho. 

Ah, tá devagar mas de vez em quando eu lembro de atualizar a fanpage - vemk ver - já que o site ainda tá desatualizado porque faltou tempo/vergonha na cara. 

76 comentários

  1. Admiro TANTO o seu trabalho Ba.
    Vem cá praticar comigo, vem sua linda. ;)

    ResponderExcluir
  2. Ah, Ba... suas fotos são lindas! Inspira sempre! :D
    Essa coisa de praticar é muito importante, mas ando tão desanimado com minha Canon, que nem sei se ainda sei regular ela (exagero... acho que nunca vou esquecer isso)! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai pablo, quando eu tinha a minha rolava uma preguiça também. elas são tão pesadas né? e eu super tinha medo de ser assaltada :( por ironia do destino eu fui roubada HAHAHAHA aí acaba usando o celular mesmo (agora é a única opção, risos)

      Excluir
  3. Antes de mais nada: suas fotos são MARAVILHOSAS e obviamente já curti a fanpage.

    Achei muito bacana isso que você falou da diferença quando a gente começa a levar a fotografia como trabalho porque é algo que eu sinto muito. Fiz alguns trabalhos pra minha sogra fotografando decoração de casamento e era muito diferente de quando eu só tirava foto por hobbie. Inclusive, é uma pena, mas acho que se hoje tenho tanta preguiça de pegar a câmera e começar a fotografar só porque sim, porque me deu vontade, é meio por causa disso.

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que bom ♥

      e é bem isso que acaba rolando depois né? uma preguiça absurda. aonde a gente escondeu aquele amor todo? preciso achar urgentemente :)

      Excluir
  4. Nossa ba, é bem isso, antes de eu começar a trabalhar com foto, fotografava muuuuito mais, e tudo quanto é tipo de coisa, agora parece que eu fiquei presa fazendo só trabalho e esqueci o objetivo inicial que me levou a começar essa profissão, que foi o amor mesmo. Esse mês que to voltando a fazer algumas coisas mais experimentais porque voltei com a faculdade, mas nossa, que saudade de quando eu usava mais a intuição do que a técnica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nossa, a gente usava muito mais a intuição né? e mesmo quando rolava a técnica era na busca despretensiosa de aprimoramento. que saudades disso.

      Excluir
  5. Realmente, depois que a gente começa a trabalhar, parece que tudo muda um pouco, também venho sentindo isso, e faz tempo que não faço foto com azamiga - por falta de tempo. Seu trabalho é incrível e espero que logo logo você consiga comprar um equipamento novo pra poder fazer sua arte. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a vida também faz isso com a gente né? falta de tempo :( saudades tempo livro e fotografia com o feeling de quando era hobbie ♥

      e obrigada pelo carinho ♥

      Excluir
  6. É tão legal quando vemos algo e pensamos: Meu Deus, amei e fui eu que fiz!!! <3

    Linda a modelo, lindas as fotos!

    ResponderExcluir
  7. A rotina as vezes toma o nosso tempo — e ânimo — que esquemos de praticar, pesquisar e continuar em movimento, né?

    Adorei as fotos, ba. Já posso agendar uma seção com você? ❤

    bêjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade, a rotina as vezes faz isso mesmo :\ o lance é não perder esse feeling né :)

      simbora fazer umax fotox ♥

      Excluir
  8. Acontece comigo também, Ba. No meu caso, com o trabalho acaba não sobrando tempo para praticar dessa forma mais gostosa e sem pressão. Daí nos finais de semana ou férias fico tão ansiosa querendo aproveitar o tempo ao máximo para fotografar que acaba rolando a mesma pressão, só que interna. Quem trabalha com arte precisa aprender a respirar entre uma coisa e outra e equilibrar...eu ainda tô aprendendo.

    Tô devagar que nem você, mas a gente vai devagar. O importante é não parar. Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem isso também né? aquela pressãozinha de OLHA BEM Q CÊ JÁ FEZ MELHOR. ai a gente acaba deixando de lado aquele feelings todo :( comofaz

      e bem o que tu disse. o importante é não parar ♥ aos poucos a gente aprende :)

      Excluir
  9. Ba, falta-me coragem para entrar na aventura que é o mundo da fotografia. Mas adorei seus clicks. Por um mundo com mais amigos que tirem fotos de perfil do Facebook para mim!
    Beijo no core <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se joga que é coisa maravilhosa. perrengues a gente encontra em qualquer área-profissão-hobbie. tenha medo não ♥

      Excluir
  10. Tocou num assunto que venho falando sempre com o namorado e que venho me cobrando um monte. Por qual razão larguei a fotografia de lado???

    Eu sempre chamava algumas amigas para fotografar e, poxa, eu acho que fotografava até bem... Tenho algumas fotos (poucas, claro) que acharia maravilhosas se fossem de outra pessoa. Sem falar que nesse tempo eu aprendia muito, hoje sinto que já não sei mais nada.
    E, errr, nunca gostei de trabalhar profissionalmente com a fotografia, das poucas vezes que fiz, foi na marra!

    E eu adooooro suas fotos, adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas precisa trabalhar com isso não ray. tem gente que curte mesmo é levar isso como hobbie, e eu acho lindo também :) outra coisa, a vezes a gente muda a rotina porque a vida muda mesmo. muda o tempo, mudam as prioridades. mas se sente falta, simbora matar a saudade e dar um jeitinho de manter esse amor ♥ HAHA

      obrigada pelo carinho sempre ♥

      Excluir
  11. Eita que massa!!!! Achei as fotos lindas.
    Tô aqui pesquisando inspirações para as minhas fotos, nada profissional, por hobby mesmo.
    Adorei ♥ principalmente a segunda que estou hipnotizada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tão bom né? antes eu achava muita inspiração no tumblr :) tem umas fotografias lindas demais por lá.

      e que bom que curtiu ♥ eu amei essas fotos também *o*

      Excluir
  12. Eu me apaixonei ao conhecer a fotografia. Sinto que estou sempre aprendendo, e não há nada melhor para aprender do que fotografar e ver fotografias. Gosto muito de fotografar flores (perceptível) mas estou numa fase que gostaria de aprender a fotografar mais pessoas. Muito delicada a última foto, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem essa a sensação né? sempre tem algo novo, nunca é o mesmo trabalho :) é uma das coisas que eu AMO na fotografia :)

      Excluir
  13. pode vir pra SP praticar fotografia de celular com a gente, sem problemas hahahaha puta trabalho bonito você tem barbara! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHAHAHA maravilhosa ♥ TO INDAE AGORAAAAAAAAA FOTOGRAFAR CES TUDO MEUDEUS ♥

      Excluir
  14. As migas "sofrem" quando "obrigo" todas elas a servirem de modelo pra mim. Cara, fotografia é um negócio tão lindo, mas tão lindo, que a gente aprende as coisas sem nem perceber. E tipo, não precisa nem de um equipamento top de linha, o olhar do fotógrafo sempre vai ser o peso maior... adoro o teu trabalho guria <3

    Bjo bjo :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e aprende sempre né? sem falar que é muito do feeling mesmo. equipamento top não garante tudo. ô mundo maravilhoso ♥

      e obrigada pelo carinho :)

      Excluir
  15. Que ftos lindas!!! Quero saber qual a câmera e lente vc usou?

    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. então alice, eu usei uma canon t31 com uma 50mm 1.8 :)

      Excluir
  16. Me identifico. Mas tô de um lado negativo da coisa ultimamente... então tô tendo que fazer uma árdua escolha :(

    Suas fotos são maravilhosas, Ba <3 amo demais!

    bêjo,
    Re

    ResponderExcluir
  17. Que moça bonita! As fotos ficaram lindas ba. Esse negócio de praticar rola com todas as áreas eu acho, a gente acaba fazendo outras coisas e deixa pra lá. Mas quando decide praticas dá aquela sensação: pq eu não fiz isso antes???
    Beijoss ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, pra todas as áreas mesmo. caso contrário fica algo muito robotizado eu acho. tu não evolui né. e bate bem essa sensação HAHA o que diabos eu estava fazendo que não fiz isso antes HAHA ♥

      Excluir
  18. Caramba, como eu amo essas fotos! Logo logo você volta a fotografar, nem que seja com o Iphone mesmo, que já ta lindo. Morrendo de saudade de ser tua modelo. ily <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tambémmmmm ♥ HAHAHAHA awnnn vemk modelo preferida ♥♥♥ ily

      Excluir
  19. dá pra ver nas suas fotos o amor que você tem por fotografar! muito engraçado que as fotos são da sua amiga, mas eu te percebo nelas também. poético, né?
    não para de fotografar, por favor. até suas fotos do instagram são lindas! <3

    ResponderExcluir
  20. Nossa, fiz maior comentário e estava deslogada, chatiada

    Eu adoro seu trabalho e seu estilo, xará, sempre tem fotos lindas <3

    A prática é um hábito pra vida toda, em qualquer área, eu mesma pratico no blog tudo o que eu tenho vontade de trabalhar futuramente. A falta de equipamento pode até ser bom pra te dar um gás na hora que você voltar, cheia de ideias :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHAHA odeio quando isso acontece (e só acontece quando é textão).

      mas é bem isso, precisa de prática em tudo nessa vida :) quanto mais produz mais ideias surgem né? :)

      obrigada xará ♥

      Excluir
  21. E assim vale muito a pena, as fotos ficaram lindas!

    http://venus-fleurs.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  22. Nossa, adoro suas fotos e adorei essas aí. Praticar é tudo de bom, mesmo, preciso inclusive praticar mais. Sempre dá preguiça de sair pra fotografar, mas porque não fazer isso em casa mesmo, né?

    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. simm, com certeza. e o bom é que em casa a gente treina só com o que tem né. aprende a aproveitar espaços, iluminação, enfim :)

      Excluir
  23. Ai, Ba, eu sempre acho teu trabalho incrível, de verdade. ♥

    Pra quem só encara a fotografia como diversão aleatória (eu, no caso, HAHA), ver o quanto uma pessoa consegue expressar sentimentos por meio das fotos é maravilhoso. Tem que ter dom antes de ter uma máquina incrível, e isso você já tem. ♥ ♥ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não gosto da palavra dom porque parece ser algo do qual já viemos prontos, o que anularia todos os anos de prática e desenvolvimento dentro de qualquer área. acho que na verdade algumas pessoas podem ser mais sensíveis que as outras. uma pessoa poderia exercer qualquer profissão caso achasse necessário, ou precisasse, whatever. mas quem já gosta de determinada profissão teria talvez uma certa facilidade em desenvolve-la por conta dessa sensibilidade. enfim, HAHA acho que deu pra entender :)

      obrigada pelo carinho ♥ é tão gosto ver outras pessoas curtindo o nosso trabalho :)

      Excluir
  24. Que fotografias incríveis, Ba. Parabéns! <3

    ResponderExcluir
  25. Conheci o seu blog por acaso e já está nos meus favoritos! Parabéns pelas fotos, são simples, mas incríveis! <3
    http://estilosalheios.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu adoro o seu trabalho, Ba, é tão bom de olhar. Tem aquelas pausas essenciais, uma luz incrível! A prática é essencial para qualquer atividade que admiremos, e esta sua sugestão é muito legal para os fotógrafos, em todas as etapas da carreira. O olhar é algo a ser exercitado, continuamente! Só assim descobrimos novos pontos de vista, ângulos e formas de explorar detalhes! Te admiro muito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, que bom :)

      e verdade, só com a prática vamos descobrindo quem somos em cada área né? :) ♥

      Excluir
  27. Os olhos caramelo da sua amiga, na segunda foto, que uau! E como eu já comentei antes, você tem o olhar. *.*

    ResponderExcluir
  28. Lindo trabalho, muito legal seu post. As fotos estão lindas! ♥
    http://gisleibr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oie! To chegando agora aqui no seu blog!
    Adorei a luz e leveza dessas fotos, que lindas! Acho que um ensaio assim me chama bem mais atenção que aqueles ensaios elaborados estilo editorial de revista, parece que assim a gente conhece mais a pessoa fotografada (tô viajando já) hahahaha Enfim, cada um tem seu momento! Adorei e já curti a fanpage para não perder os conteúdos novos! :)
    "mostrar pra família, transformar em quadro na casa dos pais, postar no instagram ou até colocar no perfil do faces" Verdade! :D
    Beijos!
    www.amandahillerman.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que gostou :) e seja bem vinda ♥

      acho que o foco acaba sendo outro quando se trata de editorial de revista. cada estilo de fotografia acaba focando em mensagens diferentes né :) mas sou suspeita pra falar sobre ensaios mais pessoais também HAHA :)

      Excluir
  30. Suas fotos são incríveis!

    Essa coisa de praticar, e praticar sempre, é algo que estou tentando trazer de volta pra minha vida. Não tem outra forma de aprender sem ser praticando, errando até dar certo e por aí vai. E como é minha primeira vez comentando aqui, quero aproveitar pra dizer que é lindo demais esse teu cafofo. ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também acho que é na prática que a gente aprende de verdade sabe :) e ó, seja bem vinda ♥ e obrigada pelo carinho :)

      Excluir
  31. Acho que fotografia envolve talento. Eu realmente fico babando com quem sabe fotografar. Queria ter mais tempo para me dedicar a isto. Acredito que seria um passatempo bem legal... mas antes preciso arrumar tempo.
    Beijos e carinhos, fica com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou suspeita a falar mas ter a fotografia como passatempo é maravilhoso :)

      Excluir
  32. Mulher, que fotos maravilhosas, que luz bonita, e que linda sua amiga modelo. <3 Eu acho os retratos que você faz incríveis! Não trabalho com fotografia pra entender essa diferença entre o hobby e o trabalho, mas poucas coisas me deixam mais feliz e relaxada do que pegar a câmera, sair por aí/pegar uma amiga e clicar sem me preocupar, experimentar coisas novas e abstrair do resto das coisas. Espero que você consiga comprar logo um equipamento novo, porque já quero ver mais cliques teus por aqui e ficar sem fotografar ninguém merece, heh
    beijos :***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada ♥ e que venha um equipamento novo :) HAHAHAHA

      Excluir
  33. Oiie!
    Ai sei como é, tu sente isso na fotografia e eu no design.
    Quando é algo sem compromisso é tão melhor né?

    Meninices da Vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem isso né? mesmo que a gente ame uma profissão, nada se compara a sensação de fazer algo sem compromisso :)

      Excluir
  34. Que lindas fotos, você leva jeito. Mas cadê você muiéee. Saudades dos seus posts já. Bjim

    With Sarti

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAI TO AQUE MEIO ESCONDIDA HAHAHAHAHA ♥ juro que volto logo :)

      Excluir
  35. Essa segunda foto tá tão tão tão linda ♥
    Fotografar retratos é algo super novo pra mim mas que já AMO muito. Tipo, é tão bom tirar uma foto e ver que a "modelo" se sentiu linda sendo retratada pela gente, né? Amo essa sensação. E tb amo quando a fotenha vai pro perfil do fb, do whats, ou enfim, hahahaha. Todos torcendo pra você poder comprar um equipamento novo em breve e voltar com esses ensaios lindos (e sobre treinar com as amigas: melhor coisa, haha).

    ResponderExcluir
  36. Bá! Sei exatamente o que vc tá sentindo! Acho que antes minhas fotos eram melhores, com mais vida e mais sei lá.. aquele tcham! Mesmo quando eu fotografava com minha cybershot rs Eu tirava muito mais fotos quando não era por trabalho. Depois veio o desânimo da câmera.. nem uma, nem duas vezes viu.. e agora é por causa das lentes que não tenho. Acho q a frustração será eterna! kkkk

    Mas não para nao..suas fotos sempre foram muito fodas e ninguém merece ficar sem elas <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai por que é assim né? HAHAHAHAHAHA

      ♥♥♥ awnn ♥♥♥

      Excluir

© BMRTT
Maira Gall